Biquíni, um verdadeiro '"boom" !!

5 de junho de 2012
Você sabia que a bomba atômica inspirou a criação do biquíni?
Isso mesmo! Após uma série de testes realizados com bombas nucleares no Atol de Bikini, nas ilhas Marshal, Micronésia, em Julho de 1946, o estilista Francês Jacques Heim e o engenheiro Louis Réard, instituíam um novo conceito para moda praia.  
Durante o bombardeio nuclear, habitantes próximos as ilhas sofreram efeitos colaterais advindos da contaminação radioativa. Para que fossem examinados, militares usaram folhas de exemplares velhos de jornal para cobrir as partes íntimas dos doentes, já que suas roupas haviam sido completamente destruídas pelo efeito da radiação.
Diante de completa nudez, o estilista francês Jacques Heim, teve a ideia e desenhou quatro triângulos em uma folha de papel, costurando-os em algodão, citando, como o “menor maiô do mundo”.
Logo depois, o também francês Louis Réard, teve o insight de rasgar o maiô ao meio e costurar em duas partes, criando assim, um novo traje de banho – sendo nomeado com uma das palavras mais comentadas no momento – Biquíni (do inglês Bikini) – derivação do "Atol de Bikini", um atol no Pacífico onde se deu, em 05 de julho de 1946, a explosão atômica experimental citada acima. 
Ao centro, Louis Réard
Louis Réard se consagrou e sua criação propôs, “que a mulher de biquíni provocava o efeito de uma bomba atômica." E que a criação do biquíni alcançaria uma reação explosiva nas pessoas” (Wikipédia). Na foto,  Réard em uma de suas criações. (Atenção ao olhares curiosos para a exposição pública da inovadora peça)!
Micheline Bernardini
A sociedade ficou escandalizada com uma peça tão reduzida. As modelos não queriam ser fotografadas com o pequeno traje considerado extravagante para os padrões da época. Eis que a stripper Micheline Bernardini encarou o desafio e se tornou a primeira mulher a desfilar o traje na borda de uma piscina pública de Paris, no dia 5 de julho de 1946.  

Brigitte Bardot
Na década de 50, outras personalidades foram aderindo o novo vestuário enfrentando discriminações e contribuindo para um moderno conceito em moda praia - como Marilyn Monroe e a francesa Brigitte Bardot, que por sua postura como sex symbol, abriu portas para a aceitação de peças mais ousadas. Brigitte, esbanjava estilo e sensualidade, era moderna e contemporânea com seus looks! 


Fonte: almanaque uol, wikipédia.